A competição durou cerca de cinco horas até se conhecer as vencedoras do XV campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras, divididos em diversas categorias. 

O evento realizado no último sábado (22), na Praça Carlos Macieira, foi aberto oficialmente com apresentação do projeto flauta doce. As crianças encenaram a musica Asa Branca de Luis Gonzaga. 

Dando continuidade a primeira a atuar na categoria fanfarra foi à Banda Castro Alves de Imperatriz. O grupo executou o tema ‘os vingadores’. 

Na categoria Percussão a primeira a se apresentar foi à Banda João Caboclo da cidade de Trizidela do Vale, seguido da Banda Municipal Olindina Nunes de Pedreiras do Mearim. Quem também passou pela Avenida foi a Banda Municipal de Santa Luzia do Paruá, bem como a Banda Lírio dos Vales e BAMUDA de Divinópolis. 

No cenário Banda Marcial, cinco Bandas estiveram realizando suas performances. Neste quesito, quem se apresentou primeiro foi a Banda do CAIC, do bairro Jardim America em São Luis, abrindo espaço para a Banda Maria da Paixão de Santa Luzia do Tide e Banda do CAIC de São José de Ribamar, além da BAMUDA de Divinópolis. 

O acontecimento é uma realização da Associação Maranhense de Bandas e Fanfarras, com apoio da Prefeitura de Santa Rita.

- O objetivo vai além da competição, e trata também da educação musical e do intercambio de jovens de diversas idades e culturas do estado – Disse o presidente da entidade, Alceu Prazeres. 

O momento mais aguardado estava por vir, apenas duas agremiações participaram da categoria Banda Musical. 

A primeira a mostrar o trabalho, foi a Banda Nemésio Ramos de Primeira Cruz com 120 componentes na sua corporação. 

Quem levantou aplausos da platéia foi à Banda local Bruno Ferreira, que trás em seu histórico a conquista dos Campeonatos Estadual, Norte-Nordeste e Nacional em 2017. 

Computado o resultado, a Bruno Ferreira se consagrou Tri-Campeã Maranhense, Além de melhor rendimento em regente, pelotão cívico, baliza e banda musical.