O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente declarado Patrimônio Natural da Humanidade nesta sexta-feira (26). O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia.

Com esta conquista, o estado chega ao terceiro título mundial reconhecido pela Unesco. Em 1997, o Centro Histórico de São Luís foi incluído no Patrimônio Mundial da Humanidade em razão das suas características urbanas, que remetem ao período colonial português. O Bumba meu boi do Maranhão recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019.


A decisão do comitê veio após a avaliação de 21 candidaturas de paisagens, destacando a importância e a beleza única da região. Além dos Lençóis Maranhenses, estavam na lista, o deserto de Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, da China; o The Flow Country, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; o Te Henua Enata – Ilhas Marquesas, do Território Ultramarino Francês da Polinésia Francesa; e ainda, a extensão dos Santuários de Aves Migratórias da Costa do Mar Amarelo-Golfo de Bohai da China.