O movimento LGBTQIA+ de Santa Rita, fará nesta sexta-feira (19), uma mobilização na Câmara municipal, contra um vídeo que circula nas redes sociais, promovido por um sujeito identificado por José Bernardo Oliveira Melo, vulgo “Oh Glória” em que o mesmo faz uma denúncia contra a situação da falta de poda em árvores da Avenida Ivar Saldanha, centro da cidade de Santa Rita, todavia nesse contexto o autor desvia o foco e inicia um ato que incita violência e desrespeito à liberdade dos seres humanos, em especial ao segmento LGBTQIA+ de forma indiscriminada e descabida.

Não se trata de simplesmente punir uma pessoa que se mostra desequilibrada, cuja qual produz em seu conteúdo homofóbico, num ápice da sua loucura, manifestações nítidas que incitam a violência e promovem o preconceito.


Nesse mesmo ânimo, a população em geral e especialmente o segmento LGBTQIA+ em Santa Rita-MA, reafirma a sua posição absolutamente contrária a qualquer movimentação ou prática que impeça que seres humanos sejam felizes e exerçam sua afetividade e sexualidade, em função de moralismos hipócritas que devem ser combatidos por cada um de nós, cotidianamente.


Em tempos nos quais a homofobia tem sido alvo de estudos e debates, sobretudo no âmbito das políticas públicas com a criação de estratégias de enfrentamento e combate a todo tipo de violência homofóbica, como destaca o Programa Brasil Sem Homofobia, nossa postura de não silenciamento diante deste ato de extrema violência manifestada pelo tal sujeito no seu desvario, e por tudo isso o movimento LGBTQIA+ de Santa Rita se pronuncia em relação ao ocorrido, encontrarmo-nos na contramão das proposições políticas, éticas e sociais de combate à homofobia e de promoção de uma cultura de paz.


Diante do exposto, o vereador Dayvison Juan divulgará um nota de repúdio durante a sessão ordinária desta sexta-feira (19), às falas preconceituosas feitas por Bernardo Melo ao gravar o vídeo no momento do crime, com divulgação em aplicativos de comunicação. O parlamentar convidará os demais pares para que assinem o documento conjuntamente. O caso será remetido a justiça. É necessário que o fato seja devidamente apurado e o responsável punido no rigor da lei.