Como forma de exaltar os modos de vivência das comunidades quilombolas por meio da cultura popular maranhense, e de reconhecer as expressões que compõem o legado das tradições culturais de matriz africana no país será exibido o filme “Tambor de Crioula – Resistir para Existir”.
A produção foi filmada durante o 3° Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão e registra mestras e mestres que contam sobre a história, os símbolos e a importância deste patrimônio cultural imaterial brasileiro como instrumento de resistência a partir da dança circular, canto e percussão de tambores.
Além do filme sobre o tambor de crioula, serão exibidos dois curtas-metragens realizados por moradores de comunidades quilombolas maranhenses. Os filmes foram realizados por meio do projeto em 2020, mas não puderam ser apresentados ao público na época, em função da pandemia da Covid-19.
O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
0 Comentários