Hoje, o valor do salário mínimo está em R$ 1.212. No projeto de Orçamento, o salário mínimo previsto a partir de janeiro de 2023 é estipulado em R$ 1.302, com base na correção apenas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Mas o valor pode ser mais baixo, se o INPC fechado do ano for menor, como previu o Ministério da Economia a poucas semanas do envio do projeto de Orçamento ao Congresso, no final de agosto.
A simulação de aumento real proposto pela equipe de Lula leva em conta uma previsão de expansão da economia mais otimista, de 3% neste ano. A partir de 2024, será aplicada a nova política de valorização do salário mínimo, com o novo arcabouço fiscal também em discussão, para revogar o teto de gastos (a âncora fiscal que atrela as despesas à variação da inflação).
1 Comentários
não vou opinar nessa matéria , mais pela santa misericórdia , ou a população em especial nos nordestino sofremos de amnésia , ou nos fazemos de muito burro. Porque um partido que passou uma vida no poder e não fez nada além de deixar outros países ricos e enganar nos nordestinos que nos enganamos com tão pouco... pela santa misericórdia , hoje em dia a argentina , Venezuela e cuba vivem na merda pq nos brasileiros em 2018 elegemos Bolsonaro presidente , porque se ao invés disso tivessem eleito o PT novamente esses países estariam em ótimo patamar econômico pois o dinheiro do brasil estava indo pra lá , ao invés te ficar aqui onde deve continuar ficando como o atual presidente esta fazendo e vai continuar a fazer.
ResponderExcluir