Após a empresa Mineração Aurizona S.A. fechar a antiga estrada que liga o povoado Vila Aurizona à rodovia estadual MA101, em Godofredo Viana, moradores da região, em protesto, atearam fogo em dois veículos da empresa e em uma viatura que faz a segurança no local. 

Os ânimos dos manifestantes estão alterados e existe uma ameaça de invasão na sede da Prefeitura Municipal. 

Na última quarta-feira (19), o Ministério Público do Maranhão ajuizou um pedido de tutela de urgência para assegurar o direito de ir e vir dos moradores. O objetivo da mineradora é bloquear o acesso da população e ampliar a área de garimpo com a construção de um novo acesso do povoado Aurizona para a MA-101 e a estrada atual fechada, permitindo apenas o uso do desvio. 

A Mineração Aurizona faz parte do grupo da mineradora canadense Equinox Gold. 

De acordo com a população, uma série de problemas foram gerados como o aumento da distância de deslocamento, ampliação de gastos com a locomoção e tempo de percurso; trechos perigosos com abismos e curvas acentuadas. 

Ainda esta semana, uma liminar foi concedida pela desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza a favor da empresa que determinou que os moradores se abstenham de protestar e fechar a estrada. Mas hoje, o clima é tenso no local.