A Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, com apoio das Superintendências da Polícia Civil da Capital e Interior, Homicídios, SENARC e Delegacias Regionais de Itapecuru-Mirim, Barreirinhas e Chapadinha e apoio da Polícia Militar, através do 27º Batalhão/GSA e Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE), deflagrou, nesta sexta-feira (23), a 'Operação Peloponeso', nas cidades de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. 

A operação policial teve por objetivo dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão domiciliar na cidade de Presidente Juscelino e quatro mandados de prisões e buscas domiciliares na cidade de Cachoeira Grande. 

Os mandados cumpridos tiveram como alvos integrantes de organizações criminosas rivais que vem cometendo inúmeros crimes nas cidades de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande, com o objetivo de ampliar suas áreas de atuação criminosa e buscam trazer elementos informativos que auxiliem na elucidação de diversos crimes de homicídios e roubos. 

Dos 16 mandados de busca e apreensão domiciliar cumpridos foram apreendidos 02 pistolas calibre .40, 01 submetralhadora (artesanal), calibre .40,  55 munições calibre .40, 98 pequenas porções de “crack, 03 grande porções de “crack”, 03 grande porções de “cocaína”, 06 grande porções de “maconha” e 65 pequenas porções de “maconha”. Bem como foram realizadas 05 prisões em flagrantes, a apreensão de um adolescente infrator e o cumprimento de um mandado de prisão. 

A operação policial foi nominada como “Peloponeso” em referência a batalha existente entre as cidades gregas de Esparta e Atenas, que procuram através de lutas armadas ampliar seus domínios territoriais e econômicos.