Por Antonio Carlos

Os acidentes na BR 135, no trecho a ser duplicado, segue fazendo vítimas fatais. Nesta quinta-feira (21), uma violenta colisão entre um carro de passeio e um caminhão que transportava gás de cozinha deixou dois mortos no km 80 da BR 135, Povoado Santana, Santa Rita. Richarlison Ferreira dos Santos, 18 anos e Alessandro Mendes Oliveira, 19 anos, também morreram num gravíssimo acidente ocorrido no início desse mês na entrada do município de Santa Rita. Eles tentaram passar por um quebra-molas, quando se desequilibram da motocicleta e foram esmagados por uma carreta que vinha no sentido contrário. 



No dia 12 do mês passado seis pessoas morreram em um grave acidente no povoado Outeiro, em Itapecuru-Mirim, entre elas um bebê. Após o estouro de um pneu, o carro de passeio ficou descontrolado e colidiu contra um caminhão, que trafegava no sentido oposto da rodovia. 

Esses dados são apenas recentes, onde é impossível mensurar exatamente quantas mortes já ocorreram nessa área. 

Porém, olhando se para a parte da duplicação já concluída (Campo de Periz até Bacabeira), diminuiu o número de acidentes. Não há dúvidas de que essa redução nas ocorrências é decorrente das melhores condições de segurança que a rodovia passou a oferecer. 

Para garantir a continuidade do projeto, O juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira decidiu no último dia 25 de maio de 2022, que o DNIT está autorizado a retomar as obras do lote 3 da duplicação da BR-135. O trecho em discussão compreende o povoado de Outeiro em Santa Rita até Miranda do Norte, mais precisamente ligando o km 95,60 e o km 127,75. 

A obra está paralisada por conta de um recurso das comunidades quilombolas que pediram a não continuidade das obras por entenderem que elas podem trazer impactos as suas terras. 

No entanto, o juiz federal entendeu que as obras não vão ferir direitos das comunidades quilombolas, e assim como foram adotados parâmetros na construção do trecho de 18 km entre Bacabeira e Santa Rita, o mesmo será adotado no lote 3.