No primeiro discurso como governador do estado depois de receber a faixa do ex-governador Flávio Dino (PSB), Carlos Brandão disse que vai promover uma grande ação de busca ativa para reparar a evasão escolar ocorrida por conta da pandemia; instalar a Zona de Processamento de Exportação, ampliar a Casa da Mulher no estado, promover uma abertura à participação popular e promover um grande São João na retomada dos festejos juninos.

“Estou recebendo com muita honra uma nova missão;  a maior de todas. A missão de seguir trabalhando e fazer pelo Maranhão o que nosso estado e nossa gente mais precisa. Governar o Maranhão é uma honra, mas também é um grande desafio”, afirmou o Brandão.

Numa referência à gestão do governador Flávio Dino, Carlos Brandão disse que o estado foi colocado no rumo da mudança, retomando a esperança e ampliando o atendimento da população em geral.  

“Nos últimos quatro anos uma nova palavra foi escrita no dicionário dos maranhenses: dignidade”, sublinhou Carlos Brandão. Ele destacou a infraestrutura social incomparável implantada no estado do Maranhão. 

O governador citou ainda avanços na saúde, insfraestrutura, educação e afirmou que está disposto a governar dialogando com a população principalmente os mais carentes, destacando comunidades dos povos tradicionais.

“Fomos os melhores na guerra contra a Covid-19” afirmou categoricamente o governador Carlos Brandão.

Destacou o ânimo da juventude com o que chamou de fábrica do futuro que são os IEMAs e as Uemas. 

Destacou o equilíbrio financeiro do erário mantido durante os sete anos da gestão que participou como vice-governador.

“Ainda precisamos fazer muito mais. O papel do governante é trabalhar para que o amanhã seja sempre melhor que hoje. Faremos um governo de desenvolvimento com sustentabilidade”, disse Brandão. Garantiu que seu governo será baseado em políticas públicas; de proteção dos direitos humanos, de todas as minorias e valorização da mulher. 

Entre os representantes do poder público prestigiaram a solenidade d deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), representando a Câmara Federal; Natalino Salgado, representando as instituições de ensino superior; Francisco José de Carvalho Neto presidente do TRT; Juracy Guimarães Junior, procurador federal do MPF; Eduardo Jorge Heluy Nicolau, Procurador Geral de Justiça; Alberto Bastos, Defensor Público do Estado; Desembargador Ilo de Almeida, do TJPI; Caio Victor Saraiva Filho, presidente da OAB; Paulo Victor, segundo presidente da Câmara de São Luís; Roberto Januário, capitão dos Portos; Fernando Leal, do Cenrro de Lançamento de Alcântara; Pastor Jose Guimarães Coutinho, presidente da Assembleia de Deus do Maranhão.