Logo que aportou em nossa cidade, o festeiro e animador católico aliou-se aos fiés e devotos da padroeira dando uma nova "roupagem" ao festejo de Santa Rita, com novenário e ladainhas comandadas por ele. Havia a festa de largo durante as nove noites, tendo missa, batizados e procissão no último dia. Era um tempo de glória para os católicos. 

Após as últimas atividades realizadas na igreja, toda a população se voltava para o grande baile que era realizado no Clube Ideal, ou simplesmente o Barracão de Chico Lira. A festança era conduzida com ordem e respeito, como ele costumava falar no inicio do evento. Mas o nosso festeiro também conduzia os festejos em Itaipu. 

Além dessa faceta nosso maior festeiro ainda estruturou um Bloco de Batucada, o Pirata do Samba...brincadeira que saia às ruas da cidade. 

O som ficava sob o comando da radiola de Seu Vital, que vinha da Estiva. O Carnaval iniciava com o Primeiro Grito no Barracão...era o nosso Réveillon, de 31 de dezembro para 1 de janeiro. Depois haviam as festas e vesperais até 4ª Feira de Cinzas.  Foram muitas e memoráveis festas. 

Por tudo o que Chico Lira nos proporcionou, neste Carnaval 2022 queremos prestar essa homenagem sempre oportuna! 

Viva Chico Lira, Viva o Barracão de Chico Lira!!! 

Texto: Didi Muniz/Antonio Carlos