A Polícia Civil do Estado do Maranhão, em operação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou na tarde desta terça-feira (04), a Operação "Heródoto", visando a repressão ao tráfico de drogas na região. Durante a ação foram presos em flagrante os nacionais K. W. A. L., de 21 anos; e  A. A. T. A, de 26 anos.

Com o primeiro foi encontrada (01) uma arma de fogo caseira, 13 papelotes de crack e 09 de maconha. Na posse do segundo, 63g de maconha e R$ 575,00 (quinhentos e setenta e cinco reais), além disso, 03 celulares foram apreendidos para serem periciados. Ambos confessaram a posse das drogas. Na abordagem foi constatado que em uma das residências, K. W. A. L. utilizava-se de uma rede que ficava no quintal da sua casa para vender entorpencentes para consumidores próximo a um campo de futebol, onde fazia a segurança da droga com a arma apreendida.


A operação contou com 06 (seis) policiais civis da 1ª DR/Rosário, dentre delegados, investigadores e escrivães, além de 03 (três) policiais militares do GSA do 27º BPM.


O nome da operação se deu em virtude do historiador grego Heródoto que anotou, em 450 a.C., que a Cannabis sativa, planta da maconha, ja tinha utilização desde a Antiguidade.

As investigações devem continuar a cargo do 1º Distrito Policial de Rosário, para a identificação de mais envolvidos até o relatório final da apuração.