A prefeitura de Santa Rita tem feito sua parte ao implantar políticas públicas que garantem segurança alimentar e nutricional, objetivando erradicar a fome e suas conseqüências na população mais vulnerável.

As ações executadas são divididas em programas municipais. Entre eles podemos destacar o Restaurante Cidadão, referência na região por garantir alimentos de qualidade e gratuito. O local funciona a mais de quatro anos e muito freqüentado por aqueles em situação de risco social e até mesmo por pessoas de outras cidades, ofertando cerca de 600 refeições diárias.




Além disso, o programa do leite que faz parte do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, distribui 1500 litros de leite semanais, para famílias carentes e entidades como Hospital Municipal, Creches, CRAS, auxiliando gestantes, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura.



A Secretaria Municipal de Agricultura também atua na compra de alimentos da agricultura familiar e concede os produtos para as associações e CRAS. Com isso, ajuda tanto na renda das famílias que vivem do campo, quanto na alimentação daqueles que não possuem fonte de renda fixa.



Iniciativa importante que vem sendo executada desde o inicio da pandemia é a distribuição de cestas básicas. A ação já beneficiou milhares de famílias que sofrem economicamente com o surgimento da Covid-19, bem como a entrega de gêneros alimentícios da merenda escolar para os alunos da rede municipal de ensino, que estão com as aulas suspensas.



Outra atividade do governo municipal é o Sopão Social. A ação tem atendido moradores de diferentes pontos da cidade, como complemento alimentar.