O mês de março deste ano encerrou com 18 homicídios considerados violentos, na Região Metropolitana de São Luís. A maioria dos crimes está relacionado com a criminalidade (facções criminosas, acerto de contas e tráfico de drogas), tendo como vítimas jovens entre idades de 23 a 33 anos.

De acordo com os dados estatísticos fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA), três municípios registraram crimes violentos; Paço do Lumiar (1) homicídio, São José de Ribamar (6) homicídios e São Luís (11) homicídios. Apenas a Raposa não registrou crimes violentos.

Segundo a SSPMA, mais de 90% das mortes foram causadas por meio do uso de arma de fogo, geralmente no período da noite. A Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) tem investigado todos os casos e prendido suspeitos das autorias dos crimes.

Confronto com a Polícia

Os dados estatísticos também revelam que no mês de março Anderson Nascimento, de 24 anos; Antônio Novais, de 52 anos e Luís Pedro Nunes, de 30 anos, morreram após entrarem em confronto com a Polícia.

Em um dos casos registrados, na Vila São Luís, o suspeito tentou fugir da polícia depois de praticar um assalto e trocar tiros com os militares.