Há vários dias o Serviço de Inteligência do 23º BPM, vinha recebendo denúncias de indivíduos faccionados oriundos da cidade de São Luis e outras localidades e que estariam se instalando na cidade de Alto Alegre do Maranhão. Na manhã desta sexta-feira (27), a polícia conseguiu localizá-los e no momento da abordagem, estes teriam reagido, momento que os agentes de segurança revidaram a injusta agressão. No primeiro confronto dois indivíduos foram baleados, sendo um terceiro atingido posteriormente. Os mesmos foram identificados como Capote, que seria o líder da facção local e ainda, Bastião e Rone.

Com o trio foram encontradas três armas de fogo e certa quantidade de drogas. Os três foram socorridos, após o confronto, mas, não resistiram e morreram. Segundo os primeiros levantamentos todos seriam envolvidos com homicídios, tráfico de drogas e assaltos a mão armada. 

Há fortes indícios que os integrantes desta mesma facção tenham envolvimento direto na morte do Sargento PM reformado Alôncio, que foi morto no início da noite do último dia 14 de novembro, quando as primeiras investigações apontam para uma tentativa de assalto. Também seriam suspeitos da tentativa de homicídio na noite da última quinta-feira (26), contra um Guarda Municipal da cidade de Alto Alegre do Maranhão, que foi baleado nas costas e se encontra internado em um hospital da cidade de Peritoró.