Apesar do atual cenário pandêmico em que o Brasil e o mundo se encontram, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral o número de mesário voluntários no país triplicou em comparação com as eleições municipais de 2016.

Segundo o TSE, no Maranhão o aumento foi de 188,82%. Em relação ao país o aumento foi de 220,24% no número de mesários que se inscreveram voluntariamente ao longo deste ano para trabalhar nas Eleições Municipais de 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral 1.000.069 devem participar das eleições deste ano. Em 2016 esse número foi de 775 mil voluntários.

Somando a quantidade de voluntários inscritos no ano da eleição e os que faziam parte do banco de dados, o total de mesários voluntários este ano é 29,55% maior do que os que trabalharam voluntariamente em 2016. 

No Brasil os principais destaques foram São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que tiveram o maior aumento no número de inscrições de voluntários em números absolutos, além de terem tido percentuais excepcionais de incremento (confira, ao final da matéria, os dados completos).

Vale ressaltar que todo cidadão que prestar serviço como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, e terá dois dias de folga. O serviço prestado não é remunerado; contudo, o mesário receberá auxílio-alimentação.