Estreante na política, Dra. July que é filha de lavradores, venceu as dificuldades da vida, virou jurista de carreira e hoje é defensora do homem do campo e das causas sociais.

Festa, alegria e formatura em uma das profissões mais disputadas do mercado. Quem vê Julineia Carvalho Rocha hoje nem imagina o que ela passou para conseguir se formar em direito pela Universidade Estácio de Sá, em São Luís. Filha de lavradores e natural do município maranhense de Santa Rita, a agora advogada sempre estudou em escola pública, mas nunca viu isso como empecilho para a realização de seu sonho.

A história da nossa personagem se confunde com a de milhares de brasileiros. A diferença, entretanto, é que além de se orgulhar do seu passado, ela ousou ser mais, batalhou e não se acovardou, estudou, formou-se e hoje atua na área que sempre desejou. Filha do meio de sete irmãos, ela nasceu no dia 23 de julho de 1987 e tem hoje 33 anos de idade.

July Carvalho, como é mais conhecida, foi a primeira de sua família a conseguir chegar ao ensino superior. Ela se formou no ano de 2012, mas quatro anos depois sofreu um baque: perdeu seu pai em 2016, grande incentivador dos seus projetos e sonhos.

O senhor Benedito Rocha, que era lavrador, faleceu vítima de câncer de próstata. No entanto, ele partiu tendo a felicidade de realizar um grande objetivo: ver a filha formada. “A formação dos filhos é o sonho de todo pai, né? Graças à Deus eu pude contemplar esse momento com ele”, destacou.

A partir daí, July passou a escrever sua própria história. Em entrevista ao titular do blog, a candidata a vereadora que desde cedo aprendeu a vencer as dificuldades, explica os motivos que a levaram a disputar uma vaga na Câmara de Santa Rita pela 1ª vez no município.


TRAJETÓRIA POLITICA

Estreante na política, a nossa personagem resolveu ousar mais uma vez e com o anseio de quem tem sede de mudança decidiu concorrer ao mandato de vereadora da cidade pela primeira vez em 2020.

Ela conta que a vontade de representar o povo aliada ao seu caráter e perseverança, a fizeram ainda mais incansável. Esses mesmos ideais ela espera levar para o parlamento, caso venha lograr êxito na disputa do próximo dia 15 de novembro.

Com pulso forte e coração imenso vem ganhando espaço no cenário político santa-ritense e consegue se sobressair por sua atuação maciça e ações concretas como advogada e militante das causas sociais. Sendo assim uma representante engajada com as questões da cidade e como ela mesmo defende, “não costuma fazer promessa de campanha, mas compromisso com o povo”.

Dra. July, como é chamada pelo povo de sua terra natal mostra com orgulho, algumas das ações realizada como militante das causas sociais. Nessa função, conquistou vários investimentos para a localidade como, por exemplo, projetos nas áreas de saúde e educação. Além disso, também fez uma série de reivindicações e várias outras conquistas.


Pensando numa nova maneira de fazer política, July faz sua estreia na política mostrando que veio para lutar pela sociedade nas questões que afligem a população como saúde, infraestrutura, transporte, educação, esporte/lazer e cultura. Prova de sua atuação diferenciada, é que ela arregaçou as mangas e colocou em prática uma de suas maiores bandeiras: a área social.

“Hoje vou disputar minha primeira eleição com o propósito de estar ao lado do povo, por conhecimento das grandes necessidades de um parlamentar no dia a dia dos nossos conterrâneos. Coloco meu nome à disposição para que o eleitor possa avaliar”, destacou.

QUEM É ELA?

Julineia Carvalho Rocha, de 33 anos, conhecida por July Carvalho, é advogada, nasceu em Santa Rita, no dia 23 de julho de 1987, e mãe solteira do Lucas, de 2 anos. Ela decidiu advogar na cidade natal dos seus pais, em Santa Rita/MA, que sempre foi sua cidade, onde cresceu e se criou no seio da sua família incluindo, avós, primos e tios.

Sua mãe é Teresinha, de José de Justiniano, moradora da Beira de Campo. Sua genitora é irmã de Luiz, Dudu, Zezico, Joaquim, Dico, Juvenal e José de Ribamar (Neném), que são filhos de Francisquinha, esposa de José da Beira de Campo, avós maternos da nossa personagem. Vem daí, o sobrenome Carvalho.

Seu pai Benedito Rocha, que faleceu em 2016, vítima de câncer de próstata, era do povoado Rancho Papouco. Seu genitor tinha como irmãos João Rocha, José Rocha, Maria José Rocha, Maria do Carmo Rocha, Plínio Rocha (Conhecido como Prim, um que é deficiente auditivo), Valdimiro Rocha, Raimundo Rocha e Naide Rocha.


PROUNI AJUDOU ELA MUDAR DE VIDA

July conta que sempre estudou em escola pública e na faculdade conseguiu uma Bolsa do Prouni (Universidade Para Todos). Ela conta que é irmã de seis mulheres e um homem, que são frutos do mesmo pai e mãe. Diz ainda que todos os seus semelhantes estudaram em escola pública e todos formados em sua área de atuação.

Ela conta ainda que tem mais cinco irmãos, sendo três mulheres e dois homens, que são filhos do seu pai antes do casamento com sua mãe. “Sou a única advogada da família, por enquanto. Não somos família de políticos e nem temos parentes no Poder Executivo (Prefeitos) e Legislativo Municipal (Vereadores)”, revelou.


Em um relato em suas redes socais, July faz questão de dizer que sua família toda foi criada na lavoura e hoje tem muito orgulho de vestir essa camisa de luta e suor. “Por isso, venho advogando na área previdenciária (aposentaria rural, salário materno rural, auxílio doença rural e aposentadoria por invalidez), além de advogar na área possessória, com ações de Usucapião, Reintegração de Posse, Servidão de Passagem e Registro de Terras e Casas na cidade de Santa Rita”, relatou.

Além dessas áreas, ela conta que advoga há muito tempo em causas de família como divórcios, pensões e guardas. Atua também na área cível e direito do consumidor como SPC Serasa, causas contra a Cemar e causas trabalhistas.

“Nunca escolhi uma área específica, pois sempre coloquei na minha cabeça que o advogado deve sim advogar em qualquer demanda que aparecer. Sempre tento me especializar ainda mais em cada área que a demanda é maior, por isso, hoje sou especialista em Direito Público, bem como atualmente estou me especializando em Direito Eleitoral, Direito do Consumidor e Direito Previdenciário, que são as áreas que as demandas são mais específicas”, completou.



PROJETOS SOCIAIS QUE REALIZA

July diz que trabalha com projeto sociais desde à época da faculdade, em 2008, quando ela e seus colegas de classe arrecadavam doações e chegaram a realizar um Dia Das Crianças no Hospital Aldenora Belo, na capital maranhense.

Em 2013, após sua formatura, entrou para o Projeto Meu Tesourinho, iniciativa realizada em parceria com alguns amigos de Santa Inês. Naquela época, conseguiu levar o projeto para a cidade santa-ritense. Segundo ela, a iniciativa já atendeu nesses seis anos de existência, mais de 3 mil crianças carentes do município, espalhadas entre os povoados Santana, Pedreiras, Nova Vida, Rancho Papouco, Bairro Gonçalo, Bairro Bahia, Carema, Sapolândia e a Sede, no Centro. Ela conta que o projeto sempre sobreviveu de doações e as contribuições sempre foram feitas por amigos que apoiam o projeto e confiam nas ações realizadas.

“Em 2018 e 2019, além do Projeto Meu Tesourinho, executei os Projetos Sou Cidadão (aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV e Sífilis, Glicemia e Colesterol) no povoado Rancho Papouco é o Projeto Bem Mulher nos povoados João Mendes e Pedreiras (aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV e Sífilis, Glicemia, Colesterol, Cinema Infantil e Palestra sobre incêndios residenciais com o Corpo de Bombeiro de Santa Rita), este último com apoio direto da Prefeitura de Santa Rita através do Prefeito Hilton Gonçalo”, contou.


Neste ano de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus, pensando em contribuir de alguma forma com a população, resolveu realizar uma série de ações visando diminuir os impactos da doença na cidade. Na oportunidade, apresentou requerimentos de Lockdown junto à Promotoria de Justiça – órgão ligado ao Ministério Público do Maranhão, solicitando fiscalização durante o pico da pandemia na cidade.

Outra iniciativa adotada por ela foi um requerimento solicitando fiscalização sobre o fechamento da Agência do Banco do Brasil em Santa Rita e organização de filas obedecendo, inclusive, o distanciamento social exigido na Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco, solicitando apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro;

Por meio de requerimento, também solicitou um Posto Fixo do Viva Cidadão para Santa Rita visando a emissão de documentos imediatos, consultas a Detran, Procon e demais serviços para beneficiar à população.

July também protocolou requerimento junto ao Ministério Público para fiscalização da entrega de merenda escolar durante a pandemia às famílias matriculadas na rede de ensino pública municipal de Santa Rita e solicitou fiscalização do Ministério Público com o fim de resguardar a vida dos servidores municipais dos grupos de riscos do o município, que inclui: idosos, gestantes, cardiopatas e doença crônicas preexistentes, para que estes permanecessem trabalhando em casa até durar a pandemia sem alteração de seus salários.

“Dessa forma, estou me colocando à disposição da população santa-ritense para disputar um cargo de vereadora na Câmara Municipal de Santa Rita no dia 15 de novembro de 2020. Acredito e luto pelo voto consciente, para que o povo saiba realmente o seu valor diante de um pleito eleitoral”, relatou July.


PROPOSTAS PARA O MANDATO

Conheça as propostas da candidata que venceu as dificuldades e quer virar vereadora:

1. Implementar um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para executar atividades junto ao Conselho Tutelar, que visem a garantia dos Direitos e a observância dos deveres das pessoas objeto das ações judiciais de guarda compartilhada, adoção, guarda unilateral, alienação parental, abusos infantis e ações para tentar amenizar a presença dos menores envolvidos com drogas.

2. Implementação de creches em bairros mais distantes da Sede e povoados como rede de apoio às mães solteiras, instituindo cursos profissionalizantes para qualificação e inserção das mães no mercado de trabalho.

3. Implementação de Projeto de Assessoria Jurídica Gratuita e itinerante para orientação de mães solteiras, baixa renda, para buscar ajuda junto ao Poder Judiciário na decretação de pensão alimentícia às crianças que são abandonadas pelos pais afetiva e financeiramente.

4. Incentivar junto as escolas e à comunidade a prática de atividades e exercícios físicos, com ênfase a prática esportiva individuais e coletivas, valorizando as pessoas que trabalham nessa área.

5. Criar Projeto que amplie e melhore o transporte intermunicipal gratuito para garantir o deslocamento dos universitários que estudam em São Luís, com disponibilidade de microônibus durante o período da manhã, tarde e noite, ida e volta.

6. Criar programas que valorizem o comércio local, com propagandas virtuais, indicação projetos de aplicativos para vendas on-line com retirada na loja.

7. Criar Projetos em Prol da a igualdade social e igualdade de gênero, ampliando uma rede de apoio psicológico às famílias.

8. Criar programa de incentivo aos produtores rurais, agricultores e familiares, especialmente os idosos, já aposentados, com observância às regras e limites do meio ambiente, inserindo às famílias cadastradas em Projetos Sociais.

9. Ampliar e dar continuidade ao Projeto Meu Tesourinho no dia das Crianças a mais comunidades da nossa cidade, bem como o Projeto Bem Mulher, com exames Papanicolau, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia, Colesterol e Testes Rápidos de HIV e Sífilis.

10. Projeto de Gabinete Itinerante para ir até os eleitores e ouvir as necessidades daquela localidade.

11. Buscar respaldo junto à sociedade (presença do povo nas votações do Projeto na Câmara Municipal) para aprovação e execução das propostas apresentadas, além de fiscalizar as ações do executivo, legislar e representar o povo santa-ritense no parlamento municipal.


FALA AÍ, JULY!

“Gostaria de saber a sua opinião sobre a minha candidatura, e também quero lhe convidar para fazer parte da minha lista de transmissão no WhatsApp. Por favor, me mande uma mensagem no número (98) 99112-7025, e eu te incluirei nos meus contatos. Se você se identificou com minha história de vida e lutas, compartilhe, marque um amigo e vamos fazer nossa corrente chegar mais longe”, concluiu a candidata que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e concorre com o número 13444.

Isaías Rocha.