Um incêndio foi registrado na noite desta terça-feira (22), às 21h23, na vegetação da Região da Avenida Litorânea no bairro do Calhau. Até o momento não existem informações concretas do que pode ter ocasionado o incêndio, mas o período de seca e os fortes ventos contribuíram para o desenvolvimento do foco de incêndio.



Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Celio Roberto, a ação pode ter sido provocada por ação humana, que pode ser uma ponta de cigarro ou até mesmo uma ação criminosa, como a que aconteceu no ano passado e resultou na prisão em flagrante do autor.

“Estamos com a campanha maranhão sem queimadas, devido as altas temperaturas e vamos continuar com esse trabalho de forma eficaz. Além disso, também estamos com a operação Sentinela do Fogo, onde realizamos monitoramento para identificar os pontos de queimadas, vídeo monitoramento e alerta das equipes de rua”, destacou o coronel.

A preocupação maior, durante esse período de pandemia, é diminuir, ao máximo, os focos de incêndio para que não alcance as crianças e, principalmente, os idosos, que são do grupo de risco para a Covid 19.

Combate

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio de nota, a equipe foi acionada e estiveram no local coordenando a ocorrência o Superior de dia e o Coordenador de Operações do CBMMA, após 1h40 de combate intenso as chamas, as equipes conseguiram debelar totalmente o incêndio, não houve vítimas, somente danos ambientais.

Para o combate do incêndio, foram mobilizadas quatro viaturas, duas do batalhão de Bombeiros Militar, com caminhão auto bomba Tanque 36 (ABT – 35), 1 BBM com o ABT-36 e mais uma carreta de água Auto Tanque 05, com mais de 25 mil litros de água, além da contribuição do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), com a viatura ARF 04.

MA10