quarta-feira, 2 de setembro de 2020

JUIZ CASSA PREFEITA, VICE E PRESIDENTE DA CÂMARA DE URBANO SANTOS


O juiz Guilherme Valente de Sousa, da 73ª Zona Eleitoral determinou a cassação da prefeita de Urbanos Santos, Iracema Vale (PT), e da sua vice, Darcy Ameida (MDB), além do presidente da Câmara Municipal, vereador Tomaz de Aquino Estrela Neto, o “Totó”. Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. A sentença declara também a inelegibilidade do trio pelo prazo de oito anos.

As determinações ainda dependem de confirmação pelo TRE, no caso das inelegibilidades, e do TSE, no caso da cassação dos diplomas.

Iracema Vale, Darcy Almeida e Totó foram acusados de distribuir tijolos, cestas básicas, passagens e oferecer abastecimento d’água em troca de votos nas últimas eleições.

Segundo a ação eleitoral, a prefeita e sua vice também promoveram a exoneração de mais de 200 servidores comissionados para contratar pessoal alinhado ao seu projeto político.

Para o magistrado responsável pelo caso, as condutas tiveram forte interferência no resultado eleitoral daquele ano, já que a petista elegeu-se com pouco mais de 1,6 mil votos de vantagem sobre o segundo colocado.

Gilberto Léda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe