A prefeitura de Anajatuba realizou ato cívico pela passagem dos 166 anos de emancipação política do município, em evento realizado na manhã desta quarta-feira (22).


Durante a cerimônia, o prefeito Sydnei Pereira, ao da família, amigos, equipe de governo e a população, se mostrou orgulhoso em fazer parte dessa história como representante do povo e, mais feliz ainda por trocar de primavera nessa mesma data.


Na ocasião, parabenizou cada cidadão que contribui para uma cidade cada vez melhor.

"Como anajatubense que sou, compartilho com alegria do mesmo sentimento que une a população na celebração dos 166 anos de emancipação política. É um momento que reúne renovação de esperanças e disposição de luta para o enfrentamento dos novos desafios que a cidade está a exigir. Parabéns a minha querida Anajatuba pelo seu 166° aniversário de emancipação!" ‐ Festejou o gestor.

HISTÓRIA DA CIDADE:

Inicialmente, Anajatuba foi uma aldeia de índios. Durante o período colonial, os silvícolas foram-se afastando em razão das perseguições movidas pelos colonos, que se fixaram na região, a procura de lugares apropriados a criação do gado.

Em 1854, Anajatuba foi elevado a categoria de Vila e Sede do Município, desmembrado de Itapecuru-Mirim. Suprimido no ano de 1933, seu território foi anexado ao do município de Rosário, até 1935, quando se restabeleceu a autonomia.

Há controvérsias quanto à origem do topônimo. Alguns afirmam ser formado das palavras brasílicas, anajá = espécie de palmeira e tuba = freqüência, abundância e significar anajazal - lugar abundante de anajás. Para outros, provém dos vocábulos da língua tupi, anajá ou inajá, significando árvore de inajá.

Fonte:IBGE.