Os números do novo coronavírus segue a escalada de crescimento, quando foi registrado nesta sexta-feira (8), 74 casos confirmados da COVID-19, contabilizando cinco óbitos em Santa Rita.

Em alguns, o coronavírus traz complicações severas. Em outras pessoas é assintomático. Quando o período de transmissão é de sete dias após os sintomas.

Diante desse cenário, o vereador Uthan Avelino de Jesus Carvalho, vem discutindo com o Ministério Público, proposta para decretar lockdown no município, para que as condições de isolamento sejam ampliadas. A restrição deve se estender por dez dias, 

Na matéria que será apresentada na Câmara Municipal na próxima terça-feira (12), o parlamentar pede adoção de medidas mais rígidas, que pode ser via projeto de lei municipal ou por meio judicial. 

O bloqueio total do comércio será claro e objetivo, valendo tanto para os grandes estabelecimentos comerciais, quanto para os pequenos comerciantes. Ao contrário do que foi recomendado pela promotora de justiça, Dra. Karine Guará Brusaca Pereira que pede a suspensão das atividades comerciais não essenciais no município de Santa Rita. De acordo com Uthan Avelino, essas medidas prejudicam apenas os pequenos comerciantes.

Ainda segundo ele, não é justo o pequeno comércio ficar fechado e o grande comerciante aberto, ou se fecha tudo ou libera o pequeno. Pois quando o consumidor compra uma quantidade mínima de mercadoria, adquire no pequeno, e não tento opção, se desloca para o grande comércio varejista, aumentando ainda mais a aglomeração de pessoas.

Outro ponto da proposta é o fechamento das agências bancárias, incluindo a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Casa Lotérica. Deixando em funcionamento, apenas os caixas eletrônicos. Diariamente têm sido registradas aglomerações de pessoas de várias cidades da região, em busca do recebimento do auxílio emergencial do governo federal, no valor de R$ 600.

"A transmissão continua acelerada, e precisamos conter essa pandemia para que o sistema de saúde possa suportar. Acredito que o lockdown é uma possibilidade e está tendo resultado expressivo em São Luís, primeira capital a adotar esse tipo de medida. 

O objetivo maior do lockdown é evitar aglomerações em locais públicos e não em residências. Por isso, sou favorável ao fechamento de tudo. Tanto do grande ao pequeno comércio. Se não for assim, que libere o pequeno, pois eles não são os únicos a serem sacrificados em sua economia. Esse período de dez dias não vai deixar ninguém morrer de fome, irá livrar você, algum parente ou amigo, de perder a vida por conta desse coronavírus. 

Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para andarmos na direção certa para juntos combater esta pandemia em Santa Rita" ‐ Finalizou Uthan.