Criado pela prefeita Fernanda Gonçalo por meio do Decreto nº 13/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção do contágio e de combate à propagação da transmissão da covid-19, o Comitê de Crise do Coronavírus esteve reunido durante toda a manhã desta terça-feira (24) para definir estratégias de combate a pandemia no município. 

O órgão estabeleceu diretrizes para o monitoramento diário das ações, operacionalização das atividades de saúde e gerenciamento do processo de repasse de informações oficiais no âmbito da administração municipal.

O secretário de Saúde – capitão Lucas Lindoso informou que a prefeitura de Bacabeira adotou uma série de medidas para prevenção da doença no município, entre elas, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde, aquisição de kits de testes do coronavírus e realização de capacitação dos técnicos do laboratório do município.

Segundo a vigilância epidemiológica, mesmo não tendo nenhum caso suspeito ou confirmado até o momento, o município já dispõe de espaço reservado para isolamento em caso de necessidade e que todo aparato para possível encaminhamento de pacientes para hospitais de referencia está pronto.

O comitê de crise do coronavírus é composto por membros da secretaria municipal de Saúde, secretaria municipal de Administração e Planejamento, Procuradoria Geral e Guarda Municipal.

Participaram da reunião, o secretário de Saúde – capitão Lucas Lindoso, o procurador geral do município – Daniel Santos, a coordenadora de Atenção Básica – Sheila Frazao, o coordenador de Vigilância Sanitária – Arlan Guimarães, a coordenadora de vigilância epidemiológica – Cleudilene Rocha, a coordenadora de imunização - Zelliziany Oliveira, a coordenadora de RH da SEMUS – Arlys Mair e o representante da Guarda Municipal de Bacabeira – Marquezan Moraes Correia.