Anajatuba é a próxima cidade maranhense a ser contemplada com uma unidade do SAMU, Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

O processo para implantação do órgão no município, foi aprovado durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite - CIB/MA, ocorrida na última sexta-feira (7), em São Luís, contando com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Fernando Silva, representado o prefeito Sydnei Pereira.


A próxima etapa, será a publicação da portaria, no Ministério da Saúde, o que deve melhorar as condições de socorro imediato em Anajatuba.

SAMU 192

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.


O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.