Se não bastasse a falta de efetivo, a polícia militar de Santa Rita vive outro dilema que parece não ter solução, já que o problema é antigo. A única viatura existente na 4ª Companhia se encontra totalmente sucateada, com vários anos de uso. 

Sem a mínima condição para circular, os policiais são obrigados a improvisar com uma motocicleta ou um carro emprestado pela prefeitura da cidade, para realizar rondas ou atender as diferentes ocorrências em um município com quase 40 mil habitantes e cortado pela principal Rodovia Federal do país, a BR 135, onde o índice de violência só cresce. 


As dificuldades enfrentadas pelos policiais são visíveis aos olhos da população, visto que o carro já foi flagrado sendo empurrado por varias vezes em plena via pública. Para pior ainda mais, a viatura deixou de funcionar por falta de manutenção, ficando estacionada em frente à sede da companhia, com os mais diversos problemas mecânicos. Entre eles, podemos citar um dos pneus estourado. 


A Constituição Federal de 1988, no art. 144 revela que segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos. Mas em Santa Rita, esse direito está sendo violado.