Em busca de alternativas econômicas para a agricultura familiar, o Projeto Fundo Amazônia, com apoio da Embrapa, realizou nesta quinta-feira (24), ações sobre o manejo de bacurizais nativos, através de técnicas com produtores rurais da Comunidade Santa Filomena, área rural de Santa Rita. 


Durante o treinamento, foi realizada a apresentação botânica do bacuri, com o palestrante José Edmar Urano de Carvalho, seguido da visita no campo, onde os participantes puderam aprender na prática o manejo do bacurizeiro nativo. 

O objetivo é expandir as áreas manejadas da fruta que tem mercado certo para a polpa e o fruto in natura, justificou Antonio José Elias Amorim de Menezes da Embrapa Amazônia Oriental.

De aroma e sabor marcante, o bacuri é uma fruta nativa da Amazônia. Com tecnologia simples, o manejo de bacurizais, tende aumentar a renda dos pequenos produtores locais, foi o que explicou o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Dr Eugênio Celso Emérito Araújo, coordenador do projeto. 

O presidente da Associação dos pequenos produtores rurais de Santa Filomena, Valdenir Melo, se mostrou entusiasmado com o que aprendeu e disse está preparado para a nova tecnologia de manejo da planta.