A jornada multidisciplinar de educação especial e inclusiva fechou o seu ciclo ontem (2) firmando-se como um sucesso e carimbando seu espaço no calendário educacional do município com a participação maciça dos professores, gestores e comunidade geral que se envolveu nesse projeto inovador e de grande valia para todos. 



Na contemporaneidade, muito se fala em equidade, e pensar de maneira inclusiva faz-se necessário para que este ideal saia do campo utópico e passe a pertencer de fato a nosso cotidiano, e notamos nesses 3 dias que a comunidade santarritense está preparada para isso e anseia veementemente por esse momento onde se pode perceber com o envolvimento nas discussões e palestras. 


O terceiro dia foi divido em dois momentos, sendo que pela manhã, as palestrantes foram as terapeutas ocupacionais: Farah Mendes e Janaynna Póvoas que falaram um pouco sobre o processamento sensorial da criança autista e as estratégias para aprendizagem. Pela tarde, foi a vez da professora Sandreliza Mota que falou sobre Altas habilidades/super dotação e finalizou com a professora Marilda Rosa, que contagiou à todos com seu grande carisma e pôde compartilhar também dos seus conhecimentos falando um pouco sobre a formação e desafios à prática docente. 


Como símbolo de que as pessoas com deficiência são imbatíveis na superação de limites, o aluno da rede municipal de ensino de Santa Rita, Carlinhos, esteve na jornada onde recebeu mais uma vez a justa homenagem por seu incrível desempenho nos jogos escolares de 2018. 

Durante todo o dia, houve uma extensa programação cultural com apresentação da dança da peneira da escola Padroeira Santa Rita, o boi mimo do Sossego e o encerramento oficial ficou por conta do Boi de Cofo do quilombo Vila Fé em Deus, que com suas lindas toadas e coreografias, contagiou a platéia que dançou junto em clima de absoluto envolvimento com essa manifestação cultural. 




Em parceria com a SEMDES, houve também uma ação social que beneficiou a comunidade com aferição de pressão, glicemia, imunização, consultas médicas e acompanhamento nutricional alem de serviços como retirada e atualização dos cartões do SUS e Bolsa Família. 

“O sentimento com certeza é de muita alegria e de missão cumprida, pois um evento desta envergadura é um sonho que não foi sonhado só por mim, mas por toda a equipe que se empenhou sem medir esforços para que tudo saísse como planejado. Essa jornada é mais um resultado positivo dos investimentos da gestão atual, que vem mostrando que é através da educação que se pode ir mais longe.” – Pontuou o Secretário Paullo Márcio, com um olhar sensível e sempre atento com a formação continuada docente e comprometido com a comunidade, marcas pertinentes à gestão do Dr.Hilton Gonçalo onde externa seu mais profundo agradecimento.