O tambor criado em 1940, por Venâncio Barbosa,   vem passando de geração em geração, seguindo a tradição das brincadeiras populares.


O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) recebe amanhã (04), às 19h, pelo projeto Pátio Aberto, o Tambor de Crioula da Vila Fé em Deus (Santa Rita), que viaja a São Luís pela segunda vez para uma brincada. Este tambor vem passando de geração em geração, seguindo a tradição das brincadeiras populares, preservando alguns aspectos característicos, como a punga dos homens. 

Será um momento especial para admiradores, brincantes e pesquisadores do tambor de crioula do Maranhão, que poderão ver de perto essa brincadeira que há pelo menos 80 anos acontece no quilombo Vila Fé em Deus. 

Tambor de Crioula da Vila Fé em Deus. 

O grupo, criado em 1940 por Venâncio Barbosa, é atualmente comandado por seu filho, Otacílio Barbosa. Todo dia 28 de novembro tem festa no quilombo em comemoração ao aniversário do tambor e em louvação a São Benedito da Casa do Forno. 

Uma das características do grupo que reúne 38 integrantes é a punga dos homens, quando um coureiro bate a sua coxa na do outro, algumas vezes com a intenção de derrubar, como nas brincadas de tempos atrás. Mas também tem punga de mulher com homem e de mulher com mulher.