Estudantes das cidades de Bacabeira, Rosário, Axixá, Brejo, Cantanhede, Coroatá, Itapecuru, Miranda, Morros, Palmeirândia, São Benedito do Rio Preto, Chapadinha, São José de Ribamar, além de São Luís, participaram da 1ª Olimpíada maranhense de Foguetes, ocorrido em Santa Rita, entre os dias 16 e 17. 


Os anfitriões de diversas escolas da rede municipal de Santa Rita, também participaram da competição. 

A 1ª edição da OMAFOG consiste em lançar, foguetes construídos com garrafas pet, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. 



O evento é promovido pelo governo do estado, em parceria com a prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Educação do município.




O Prefeito municipal de Santa Rita se fez presente no evento, acompanhado de sua esposa e prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo e do Deputado Estadual Ariston Ribeiro. 

“Estou muito feliz em ver os resultados positivos de uma nova política na educação que vem sido feita em nossa gestão, na qual, temos incentivado o jovem em diversas áreas como essa de lançamento de foguetes, vejo o entusiasmo no olhar de cada jovem que aqui se encontra e o esforço para fazer um bom lançamento e representar bem a sua escola. Quero dizer, que iremos continuar investindo e apostando incansavelmente em uma melhor qualidade na educação de nosso município e parabenizar toda a equipe do secretário de educação, Paullo Márcio, que tem se esforçado muito para trazer para o nosso município parcerias importantes para que possamos ter avanços como esse em nossa educação.” – Pontuou o Prefeito Hilton Gonçalo. 



O Secretário municipal de Educação, em seu pronunciamento, fez alguns agradecimentos e falou o quanto se sente feliz em ver os avanços da educação municipal na gestão atual. 

“É muito gratificante em mais uma vez poder sediar um evento de nível estadual, ver que em Santa Rita temos muitos jovens que só precisavam de um incentivo para que pudessem despertar seus talentos. Santa Rita hoje, é pioneira na robótica no ensino fundamental, temos trabalhado nessa linha de buscar cada vez mais parcerias em prol de uma melhor qualidade na rede municipal. Quero agradecer ao prefeito Hilton Gonçalo que sempre nos apoia, na busca do que há de melhor para o desenvolvimento da educação do nosso município, estender também os agradecimentos ao Prof. Fábio Aurélio, Coordenador de Robótica do IEMA e grande parceiro de Santa Rita e ao Prof. Gustavo Soares, diretor de planejamento e gestão do IEMA, este que representou o Reitor Jhonata Almada. Parabenizo também o esforço de todos os gestores, professores e alunos da rede e toda a equipe SEMED.” – Destacou o Secetário, Prof. Paullo Márcio.