Três indivíduos, ambos moradores da Vila Samara, área rural de São Luís, foram presos na tarde desta quinta-feira (30), por integrarem um grupo que vinha furtando cabos de cobre pertencente à mineradora Vale. 

Flávio Alves de Almeida, vulgo “Cara de Jumenta”, 23 anos, foi preso em flagrante cometendo a ação criminosa, na região de Campo de Perizes. A partir da identificação dele, foi possível localizar Elielton da Silva Costa, 19 anos e Jadilson Silva Costa, 19 anos, apontados como integrantes da quadrilha. 

Em depoimento, os elementos sustentaram que o material era queimado e posteriormente vendido nos ferros velhos ao preço de R$ 14,00 kg. Durante investigação da polícia civil de Bacabeira, foi detida uma pessoa suspeita de receptação. 

“Cara de Jumenta” e Elielton já haviam sido presos antes pelo mesmo crime, contra a empresa ALUMAR. 

Destaca – se que Elielton é irmão Erisvan da Silva Costa, 12 anos, morto na chacina em Campo de Perizes,em agosto de 2017. 

De acordo com o delegado Edinaldo Santos, o furto do metal cobre vinha causando prejuízos incalculáveis, pois é responsável pela operacionalização da estrada de ferro Carajás, uma vez violado, é capaz de bloquear todo o sistema da ferrovia. 

O trio foi autuado por furto e associação criminosa.