Alunos da rede municipal de Santa Rita, participaram na tarde desta quinta-feira (21), no auditório do Palácio dos Leões, da cerimônia de lançamento do Torneio Internacional de Robótica. 


O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Reitor do Instituto Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (IEMA), Jhonatan Almada; o representante do secretário de estado da educação, o secretário municipal de educação de São Luís, Moacir Feitosa, secretário municipal de educação de Santa Rita, Prof. Paullo Márcio e o coordenador de robótica do IEMA, Fábio. 


Ao iniciar o evento, alunos do IEMA de São Luís, fizeram uma pequena demonstração de como funciona o "cabo de guerra" da robótica, criado pelos próprios alunos no Instituto. 
Alunos das escolas municipais Santa Rita de Cássia, padroeira Santa Rita, Edson Lobão, Presidente Vargas, Colégio Militar, Fernando Cardoso e Sebastiana Diolinda Carvalho, que estavam presentes, representaram muito bem a cidade de Santa Rita. Os alunos levaram diversos projetos produzidos no “clubinho da robótica” no município. 


Vale destacar que um dos projetos apresentados, foi o grande campeão da semana Nacional de ciência e tecnologia, no ano de 2018. 

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, agradeceu à presença de todos os municípios, e também Santa Rita, que é a cidade pioneira na inclusão do ensino da robótica no ensino fundamental com a plataforma Arduino. 

O secretário municipal de educação de Santa Rita, Prof° Paullo Márcio, também presente no evento, demonstrou todo seu entusiasmo com a robótica como fator de melhoramento da qualidade de ensino no município. 


Márcio gradeceu ao prefeito Hilton Gonçalo, pelo apoio de sempre com os projetos que a SEMED vem desenvolvendo, ressaltou também, que Santa Rita, foi campeã na “semana Nacional de ciência e tecnologia” no ano de 2018 e que a meta é continuar trabalhando, para que venham mais e mais conquistas.