Secretaria de Pesca está cadastrando pescadores do município para recebimento do seguro defeso, sem pagamento de mensalidades.


Os pescadores de Bacabeira que forem cadastrados na Secretaria de Pesca terão todos os benefícios garantidos junto ao INSS, sem precisar pagar mensalidade – como acontece em outras entidades. O anúncio foi feito pelo Secretário de Pesca de Bacabeira, Ruck Pires, durante reunião neste sábado (23), no Centro de Convenções, que reuniu pescadores e representantes do poder público. 

Ruck Pires disse que prefeita Fernanda Gonçalo reconhece a dificuldade que o pescador tem para pagar o valor de R$ 180,00 anualmente para as instituições de pesca de Bacabeira e determinou que benefícios como aposentadoria, seguro-defeso, salário-maternidade e auxílio-doença sejam feitos junto ao INSS, por meio da Secretaria da Pesca, sem nenhum custo para o pescador. 

Ele explicou que o pagamento que o pescador faz para Colônias, Sindicatos ou Associações não é obrigatório e nem exigido pelo INSS. “A mensalidade é uma forma de contribuir para as despesas das instituições e não interfere no recebimento dos benefícios. E ainda tem Colônia de Pescadores que tem coragem de cobrar até uma xerox do pescador, que é uma classe sofrida e que precisa de apoio”, lamentou Ruck Pires. 

A reunião contou com a presença do vice-prefeito Bira Torres; do Secretário de Saúde e Gabinete, capitão Lucas; do adjunto da SEMDES, Leandro Guimarães; do presidente da Associação Pesqueira de Morros, Maciel; da presidente do Instituto Bombeiro Mirim, Silvana; vice-presidente da Federação de Pesca, Anailde e do comandante do 27 Batalhão de Policia Militar, major Pereira e representantes do Pacto pela Paz. 

Durante o evento, equipes da SEMUS de Bacabeira também estiveram presentes ofertando atendimentos como, aferição de pressão, teste de glicemia e entrega de preservativos.