A sessão ordinária para inauguração do ano legislativo da Câmara Municipal de Anajatuba, após recesso parlamentar, estava prevista para acontecer nesta sexta-feira (15). Chegando ao recinto para darem inicio as atividades, os vereadores tiveram a infeliz surpresa ao saberem que a reunião estava suspensa pela falta de energia elétrica, já que o fornecimento teria sido interrompido pelo não pagamento. 

A noticia foi repassada pela secretária da casa, onde a funcionaria informou que o problema foi ocasionado durante período de afastamento da Presidente da Câmara, Maria do Rosário Aragão Rodrigues “Maria de Neco”, fato ocorrido em 23 de janeiro. Por tanto, depois do vencimento da conta, o que daria para evitar o desconforto. 

O caso deixou a população anajtubense envergonhada, pois isso só comprova a total falta de compromisso da presidência em debater os problemas locais. 

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ajanatuba, que manteria “Maria de Neco” a presidência da casa, biênio 2019-2020, foi anulada pela justiça, obedecendo à lei orgânica do município, onde é clara em afirmar que o mandato dos membros da mesa será de dois anos, vedada a recondução a mesma função na eleição imediatamente subseqüente. Por esta razão “Maria de Neco” não poderia concorrer ao cargo.  

Mediante a manobra, o bloco de oposição entrou com pedido de liminar suspendendo o pleito, o que foi acatado pela justiça. Para surpresa de todos, nesta quarta-feira (13), “Maria de Neco” foi reconduzida ao cargo, após revogação da decisão anterior. Suspeita-se que tenha sido mais uma trama orquestrada pelo seu pai "Neco", que de fato manda no legislativo, com ajuda do executivo municipal. Os opositores prometem reverter à decisão. 

“Maria de Neco” é aliada do desastroso e velhaco prefeito do município, Sidney Costa Pereira (PCdoB). Considerado o pior gestor da historia da cidade, titulo conquistado pela catastrófica  administração.