domingo, 27 de janeiro de 2019

SANTA RITA: SINTESP-SR EXIGE DESCONTO SINDICAL DE SERVIDORES JÁ FALECIDOS


Após a contribuição sindical deixar de ser obrigatória depois da reforma trabalhista, o Sindicato do Professores e servidores da Educação de Santa Rita, criou um outro meio para ‘faturar’: A chamada contribuição assistencial.

Segundo o presidente do SINTESP-SR, Gilmar Garcia, esse acordo foi estabelecido através de assembléia da categoria e serve para custear as despesas da entidade. 

Mas o que chama atenção é o nome de servidores já falecidos, na lista encaminhada a prefeitura do município, ao qual o SINTESP-SR exige que seja descontada a taxa de 1%, no contracheque desses trabalhadores que morreram há anos.

Entre essas pessoas, podemos verificar o nome de Benedito Fernando Silva Gonçalves e Max Bruno Silva Gonçalves, que constam na folha do sindicato como funcionários ativos. 


Após constatar o feito, a prefeitura achou por bem fazer a contabilidade do número de servidores filiados ao sindicato, diferente de publicação feita no blog do Rony Cardoso, sinalizando que o executivo municipal estaria se negando a fazer o repasse da contribuição. 

Diante da publicação feita no blog Rony do Cardoso, o prefeito de Santa Rita se manifestou sobre o determinado assunto. 

1 – Diferente do que o título diz, o Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimento e dos servidores públicos de Santa Rita (MA), não pediu em qualquer momento a prisão do prefeito Hilton Gonçalo e sim um pedido do TCO, Termo Circunstanciado de Ocorrência. 

2 – É necessário lembrar que desde 2017, após aprovada a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical não é mais obrigatória, dessa forma será necessário fazer a contabilidade do número de servidores filiados ao Sindicato, para que possa ser definido o valor de repasse a entidade de representação dos trabalhadores. 

3 – Após a verificação na lista de sindicalizados repassada a Prefeitura de Santa Rita é possível constatar a presença de nome de pessoas que já faleceram, ou seja, mais uma vez se faz necessário uma nova contabilidade daqueles que realmente desejam contribuir ao Sindicato.

4 – Alguns destes casos identificados foram de Benedito Fernando Silva Gonçalves e Max Bruno Silva Gonçalves, que constam na folha do Sindicato como funcionários ativos, porém já estão falecidos. 

5 – O prefeito Hilton Gonçalo ainda reitera que nunca foi notificado de tal ação, portanto representa para ele surpresa o teor da matéria divulgada no blog Rony Cardoso. 

Atenciosamente, 

Hilton Gonçalo – Prefeito de Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe