Empresas poderão explorar áreas como bilheteria, camping, estacionamentos e esportes de aventura.


O governo federal quer ampliar os serviços de concessões em parques nacionais. Unidades de conservação como Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, Chapada dos Veadeiros e Itatiaia estão entre as que terão atividades licitadas para a iniciativa privada. 

As empresas que forem escolhidas poderão explorar áreas como bilheteria, camping, estacionamentos e esportes de aventura. 

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, viajou a Buenos Aires para atrair concessionários argentinos e chilenos que têm experiência nesse tipo de negócio. Atualmente, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha e a Floresta da Tijuca já funcionam em parceria com a iniciativa privada e respondem por 60% de todas as visitações dos parques. 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um entre 136 países em atrativos naturais. Mas os parques nacionais recebem 10,7 milhões de visitantes e geram R$ 2 bilhões para as cidades do entorno. Nos Estados Unidos são 307 milhões de visitantes e faturamento de cerca de R$ 68 bilhões. Um estudo de viabilidade econômica elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, prevê um faturamento de R$ 1,6 bilhão para um investimento de R$ 153,7 milhões em 11 parques no total.

Com informações da Coluna de Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo