Daniel Mendes

Em 20 meses, prefeita da cidade construiu obras que a população esperava desde a primeira eleição do município em 1997.


Prestes a completar 24 anos de emancipação política no próximo dia 10 de novembro, o município de Bacabeira celebra conquistas importantes nos últimos 20 meses de governo da atual prefeita da cidade – Fernanda Gonçalo. 

A primeira mulher prefeita da cidade mostrou que é possível fazer muito mais utilizando apenas recursos próprios, sem depender necessariamente de outras parcerias e sem onerar o município com aumento de impostos. 

O trabalho realizado por Fernanda, trouxe a população, em especial aos menos favorecidos, a possibilidade de viver com mais dignidade. É o caso das mais de 500 famílias beneficiadas com a casa própria.

PROGRAMA NOSSA CASA
Implantado pela Prefeitura, o Programa Habitacional Nossa Casa vem substituindo casas de taipa e cobertas de palhas, por moradias de alvenaria e cobertas de telhas. 

Sobre o programa, a prefeita disse que ao percorrer os povoados de Bacabeira, recebia muitos pedidos de famílias que sonhavam em ter uma casa digna. “Fiquei sensibilizada com o grande número de pessoas que precisavam de uma casa digna, por isso, criamos o programa”.


RESTAURANTE DO CIDADÃO
O Restaurante Cidadão funciona de segunda a sexta-feira. Localizado no Mercado Público Municipal, oferece almoço gratuito diariamente para a população carente do município e servidores que moram distante do local de trabalho. 

Inaugurado no inicio deste ano, o Restaurante é também é uma novidade da atual gestão. “Todos os alimentos servidos são comprados dos agricultores locais para incentivar a produção e geração de renda”, explicou Fernanda Gonçalo.


CENTRO DE CONVENÇÕES
Uma velha quadra poliesportiva abandonada e desaparelhada, que estava sendo consumida pela ferrugem e que já não oferecia mais as mínimas condições de uso adequado a quem buscava praticar atividades esportistas, agora já não existe mais. 

O local totalmente recuperado e modernizado deu lugar ao Centro de Convenções de Bacabeira. A iniciativa da prefeita, transformou o velho equipamento em um ambiente de grande utilidade para o município e sanou umas das necessidades básicas de uma cidade para realização de eventos.


17 NOVOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA 
Em atendimento a reivindicações antigas de moradores de vários povoados de Bacabeira onde não chega o sistema Italuís, a prefeita Fernanda Gonçalo determinou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura perfurasse poços artesianos para acabar de uma vez por todas, com a falta d’água no lugar. 

Segundo ela, é inconcebível que comunidades como Olhos D’água ficasse tanto tempo sem um sistema de abastecimento de água. “Não fossem as fontes naturais, o sofrimento seria ainda maior. Por isso, a comunidade já conta com esse beneficio que é tão básico, mas tão importante no dia a dia da população”, disse. 

Ao todo, 17 novos sistemas foram construídos em todo município. 

As realizações acima, demonstram o perfil fraterno e solidário da atual prefeita e são consideradas mais do que meramente sociais. Todas elas, felizmente coincidem com a realização dos anseios da maioria dos Bacabeirenses.