Ocorreu nesta sexta-feira (26), a visitação dos alunos quilombolas de Kelru, Jiquiri, Cariongo, Carionguinho e Santana, ao complexo de eventos culturais do CCVM - CENTRO CULTURAL DA VALE, em São Luís, numa parceria exitosa entre aquela entidade e a Prefeitura de Santa Rita, através das Secretaria da Cultura e da Educação, com a colaboração de gestores, professores, auxiliares e mães/país. 

Desta feita os participantes tiveram acesso ao Festival de Cinema de Animação francês, a visitação à duas exposições de arte, sendo uma sobre trabalhos de artistas maranhenses dentro do Programa Ocupa CCVM 2018 e a outra sobre a África. 

Os alunos foram agraciados pela direção do CCVM, a senhora, Doutora pela USP e ex diretora do IPHAN DF, Paula Porta, com um lanche de boas vindas. 

O Secretário Municipal de Cultura, Didi Muniz, entende que essa parceria tem possibilitado as crianças e adolescentes de diversos quilombos de Santa Rita, um novo olhar sobre aspectos da nossa história e sobre a carga simbólica que todo um acervo sobre a África e a Diáspora pode permitir em termos de saberes e entendimentos. 

'Tem sido um prazer enorme poder colocar nossos alunos na cena cultural e artística do Brasil e do mundo', finalizou.