O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) . Os dados do IDEB comprovam que a educação nos municípios administrados pelos prefeitos do Avante seguem no rumo certo. 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. 

Os municípios de Santa Rita (IDEB 5.02) , Pastos Bons (5.10) e Bacabeira (4.92), administrados por prefeitos do partido AVANTE, apresentaram índices surpreendentes, o que reflete o compromisso e carinho com a pasta da educação. 

Fonte: https://www.qedu.org.br/estado/110-maranhao/ideb/ideb-por-municipios 

A prefeita de bacabeira disse: "- Parabéns a todas e a todos os educadores e estudantes. AVANTE BACABEIRA!" 

A prefeita de Pastos Bons diz: "- Educação e melhoria da qualidade de vida são compromissos nossos. AVANTE PASTOS BONS!" 

Já o presidente do AVANTE e também prefeito de Santa Rita disse: "A nossa meta para o IDEB é chegarmos aos 6.0 no município e no Estado do Maranhão. AVANTE SANTA RITA!"