Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.

A Política Nacional de Humanização definida pelo Ministério da Saúde, se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde; transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos. 

Para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas ações, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. 


Em Bacabeira, sua implantação acontece devido a necessidade de avanço e qualificação do sistema municipal de saúde, além de ser a proposta de governo de número 04 da Prefeita Fernanda Gonçalo. É evidente que será um processo lento, porém deverá garantir melhorias na relação e nos processos de atenção ao usuário. 

Na área da saúde bacabeirense, a humanização é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes, logo, assim sendo, a política de humanização surge como uma resposta a vários pedidos da população do município que clamava por um bom atendimento por parte dos colaboradores da saúde.

A aplicabilidade do processo ocorre agora em 2018 após estudos nos setores da área da saúde e triagem obtida através de reclamações feitas ao longo de 2017. 

Sem dúvidas a prefeitura de Bacabeira Fernanda Gonçalo desenvolve uma gestão participativa onde o principal objetivo é atender os anseios da população.