O consumo desses entorpecentes traz preocupação não somente para os pais e familiares, mas também para toda sociedade. Com o objetivo de diminuir os números, a prefeitura de Santa Rita, através do (NUPEVA) em parceria com a polícia militar do município, tem realizado palestras nas escolas da cidade. 

Os policiais militares transmitem aos estudantes, as formas de utilização, efeitos, crise de abstinência e estatísticas sobre as drogas e suas conseqüências na sociedade. Uma mulher que preferiu não mostrar o rosto começou a usar drogas na infância e hoje luta para se livrar da dependência. Ela contou ao titular do blog que a experiência com o entorpecente lhe rendeu um futuro devastador. A mesma mora sozinha na Rua da Piçarreira, sendo a abandonada pela mãe e os três filhos. Ao final fez um apelo para buscar internação. 

O titular da DEPOL de Santa Rita, Delegado Márcio Moraes, explicou que as drogas podem ser classificadas pelas mais variadas ações e que essas substancias é o mal que alimenta a criminalidade.

Medida sócio-educativa pode ser a pena para esse tipo de crime, Que vai de semi liberdade a internação do menor de no Maximo três anos.