Em pleno fim de semana, encontramos as dependências da Delegacia de Polícia Civil de Bacabeira vazias, sem nenhum registro de ocorrências. Tal situação tem uma explicação; a forte atuação do delegado Ednaldo Santos. 

Desde que assumiu a DEPOL local, a cidade vive novos ares, uma tranqüilidade de dá inveja aos municípios vizinhos, a exemplo de Santa Rita, onde o índice de violência só aumenta. 

A apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais, lhe rendeu a elucidação de praticamente todos os homicídios ocorridos no município, em pouco mais de ano à frente da Policia Judiciária, sem falar na prisão de traficantes e assaltantes de alta periculosidade. 
Um dos casos de maior repercussão, foi a chacina em Campo de Perizes, fato que foi destaque até mesmo na imprensa nacional, dentro do programa Cidade Alerta - Rede Record. 

O exercício da função com competência é reconhecido nas Ruas, pela população bacabeirense. Com isso, o editor do blog foi em busca de opinião dos moradores. 

O trabalhador de serviços gerais, José Isidoro, afirmou que Ednaldo Santos trouxe calmaria para a cidade, ao final agradeceu a dedicação do delegado no combate a criminalidade. 

O comerciante, Carlos Calvet, também foi outro que aprovou as ações de Ednaldo Santos. Segundo ele, os casos de assaltos na cidade quase não existem mais. 

Santos atribuiu o bom desempenho ao trabalho firme de toda sua equipe, com rondas e abordagens, principalmente à noite. Para ele o segredo é a prevenção. “E mais fácil evitar o crime, ao ter que investigar quem cometeu o delito”, explicou.