Começou no dia 1º de maio, a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Santa Rita, bem como em todo o país. Criadores terão até o dia 31 deste mês para vacinar bovinos e bubalinos, independentemente de idade. Nesse período também, está disponível a vacina contra a brucelose, ao qual é obrigatória em todas as fêmeas das espécies bovinas e bubalinas, na faixa etária de 3 a 8 meses. 

A AGED - Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão é o órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação em todo o estado. 

O técnico, Paulo, explicou durante vacinação na fazenda Indiana, de propriedade do Dr. Afonso, que para garantir a eficácia da imunização dos animais, alguns cuidados são importantes durante o processo.


De acordo com Laysa Freitas – Coordenadora da AGED em Santa Rita, a enfermidade é de fácil contagio pelo ar e, apesar de não levar á morte do animal, causa perdas significativas à criação. Segundo ela, a aftosa é um dos principais entraves à exportação da carne. 

Laysa reforçou que após a vacinação, o produtor santarritense deve informar ao escritório da AGED no município, localizado na Rua Eber Braga, centro, em frente ao Sindicato Rural. Somente assim a situação sanitária do rebanho será regularizada. Sem essa comunicação, fica impossibilitado de receber a Guia de Trânsito Animal (GTA).