As agências que possivelmente serão afetadas ainda não foram notificadas da decisão, pela direção da estatal. Por enquanto é só especulação, mas o assunto já ganhou repercussão nas Ruas de Santa Rita. 

O anúncio de fechamento das 513 agências em todo país, foi tomada em fevereiro durante uma reunião da diretoria e, desde então, foi mantida em sigilo. Se realmente isso vier acontecer, a empresa deve demitir algo em torno de 5.300 funcionários nos próximos meses. 

O correios de Santa Rita opera de forma precária, por varias vezes foi alvo de arrombamentos e assaltos. Em uma tentativa, um funcionário da empresa foi baleado enquanto encerrava o expediente. Apenas um carteiro trabalha para cobrir o município que se aproxima dos 40 mil habitantes. Sem falar que o espaço funcionou certo tempo sem o serviço de segurança armada, o que foi retomado após greve. Segundo o que apuramos, a superintendência do estado prometeu instalar câmeras de segurança no local, mas até agora nada. 

O Banco postal da agência local, bem como em outras cidades, atende parcialmente, por precaução. Sendo que o correspondente do Banco do Brasil se tornou o principal alvo de bandidos.

Mesmo com tanta deficiência, o correios têm um papel fundamental na vida da população santarritense. 

Crise 

Os correios acumula prejuízos de cerca de R$ 6 bilhões nos últimos três anos e reduziu em 13,6% o seu quadro de funcionários desde 2013. Além disso, a empresa enfrenta uma explosão de reclamações de clientes por falhas nos serviços de entregas, sem falar na paralisação seguida de funcionários.