A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu na manhã desta quinta-feira (26), profissionais da saúde que atuam no município, a fim de receberem orientações sobre a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – o vírus da gripe, que teve inicio no dia 23 de abril. 

O objetivo foi repassar as equipes do programa saúde da família, informações importantes como:  o público alvo da campanha, eventuais reações decorrentes da vacina e como proceder, estatísticas da vacinação no ano anterior e orientações sobre registro das doses aplicadas. 

A vacina está disponível no centro de especialidade e humanização, na sede, e nas áreas de atuação do PSF. 

Até o momento, 5% do público alvo já foram imunizados. A meta é que 7 mil pessoas sejam vacinadas no decorrer da campanha em todo o município. Para isso, 10 locais serão disponibilizados para a data de mobilização, que acontece no dia 12 de maio. 


De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.