A prefeitura de Santa Rita, através da secretaria de infraestrutura, iniciou a implantação de novos sistemas de abastecimento de água em alguns povoados do município. Os serviços compreendem desde a perfuração de poços artesianos até a implantação da rede de distribuição.


O povoado Palmeiras que foi contemplado em 2014 pela empresa Vale com um poço artesiano, hoje tem os serviços concluídos com a construção da base, fixação de caixa de 10mil litros e em contrapartida, a prefeitura implantou com recursos próprios cerca de 2.600M de rede de distribuição.


Outras 7 localidades também foram contempladas com recursos próprios da prefeitura em 2018, são elas - Timbotiba, Juçaral, Campina, Mulato, Cajueiro dos Borrachas, Sitio do Meio e Residencial Lula. Além dessas, outras localidades foram contempladas com o melhoramento e ampliação da rede de distribuição, como é o caso do Residencial 5 Estrelas e a City.


Vale ressaltar que desde de 2017 foram instalados cerca de 25km de rede de distribuição em várias localidades. Os sistemas de abastecimento de água fazem parte das propostas de governo do prefeito Dr Hilton Gonçalo, sendo a proposta de número 22, que é levar água a 95% dos lares ao longo de seu terceiro mandato à frente do executivo.