Dados divulgados pela Defesa Civil do Maranhão mostram que 20 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas, sendo que 11 decretaram estado de emergência e seis estão em alerta. 

Segundo o levantamento, já foram contabilizadas 8.877 pessoas afetadas, em situação de desabrigo ou desalojamento. Os danos incluem habitações danificadas ou destruídas; prédios públicos, ruas e obras de infraestrutura prejudicadas. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as chuvas provocaram inundações nas cidades de Pedreiras, Trizidela, Caxias, Presidente Vargas, São João do Sóter, Codó, São Luís Gonzaga e Formosa da Serra Negra; em Lago dos Rodrigues, Bacabal, Imperatriz e Tuntum, moradores foram surpreendidos por alagamentos; e em Marajá do Sena e Brejo, os prejuízos foram causados pelas enxurradas.

Já as cidades que estão em estado de alerta são: Rosário, Timbiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses. Um comitê emergencial, criado pelo Governo do Estado, prossegue em diálogo com as prefeituras para atender as demandas prioritárias das comunidades.