O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, empossou 75 Conselheiros Comunitários pela Paz para atuação nas cidades de Bacabeira, Santa Rita e Rosário, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Bacabeira. 

Os Conselheiros Comunitários são o elo sobre o poder público e a comunidade, no tocante às demandas que envolvem os problemas sociais. O Pacto pela Paz foi instituído pela Lei de número 10.387, no dia 21 de dezembro de 2015, visando, de forma ampla, diminuir as desigualdades sociais. 

Durante a solenidade, o coordenador executivo pela Paz, Dicival Gonçalves, informou que foram realizadas a formação dos 75 Conselheiros Comunitários, os quais atuarão na região. Eles são a participação da comunidade no Estado, para adquirir a solução dos problemas mais emergentes, que afligem a comunidade. 

Jefferson Portela ressaltou no evento, que o “Programa Pacto pela Paz, implementa as Políticas Públicas, onde conclama as ações sociais dentro da comunidade. É o poder público de mãos dadas com o cidadão, objetivando em ajudar em resolver os problemas da sociedade. Os comprovantes eventos empossados passaram dois anos engajados em ajudar a comunidade onde está inserido. É uma força amiga, entre o Estado e o cidadão”. 

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, parabenizou a ideia, que segundo ele trará bons resultados nas ações de segurança pública. Ao final destacou os investimentos em segurança pública, dando destaque a criação do núcleo de prevenção de violência e acidentes (NUPEVA), em parceria entre diversas instituições no município de Santa Rita. 

A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, parabenizou pela iniciativa da criação dos conselhos e disse que a integração das Policias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, conselheiros e comunidade é indispensável para que tenhamos um índice menor de violência na região. “Preocupada em garantir maior tranquilidade à população e contribuir com o trabalho de segurança vamos instalar câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos de Bacabeira”, completou a prefeita de Bacabeira. Fernanda também solicitou ao governo do Estado um reforço para segurança publica – como novas viaturas e um Posto da Policia Militar na sede. 

Além de Portela, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo e a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, estiveram presentes também na solenidade de formação o comandante geral da PM, o cel. Jorge Allen Guerra Luongo; subsecretário da SSP, Saulo Ewerton; superintendente da SPCI, Armando Pacheco; o coordenador executivo do Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves; o delegado geral Leonardo Diniz; corregedor geral Fernando de Moura; o ex-comandante, cel. José Frederico Pereira; superintendente da SPTC, Miguel Alves; cel. Aldair; ouvidor de Segurança da SSP, Márcio; delegado regional de Rosário, Murilo Tavares; os delegados Ednaldo Santos e Márcio Moraes; o comandante da região Maj. Pereira; secretários, vereadores e demais autoridades, além da comunidade e convidados.