A secretaria municipal de cultura de Santa Rita, desenvolveu na manhã deste sábado (03) o planejamento de ações para o ano de 2018. Sob o comando dos secretários Didi Muniz e Gileno Silva, a competente equipe da Cultura de Santa Rita, já organizou o calendário e o foco continua sendo o resgate das manifestações culturais e religiosas - proposta de governo do prefeito Hilton Gonçalo. 

Após o sucesso dos trabalhos realizados em 2017, a equipe da cultura planeja ações em 3 importantes áreas: Eventos de Grande, Médio e Pequeno Porte. Os eventos de grande porte, envolvem as principais festas da cidade, como é o caso do carnaval, São João, Aniversário da cidade e festejo da padroeira. 

As festas de médio porte são os festejos tradicionais dos povoados, como é o caso do festejo do Sagrado Coração de Jesus de Carema, Festejo de São Benedito da Casa do Forno do Marengo entre outros. Já as de pequeno porte, envolvem as festas de Santo nas casas tradicionais (Terreiros). 

O calendário da cultura também compreende ações em alusão a datas importantes tais como: Dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia da juventude, natal e réveillon. São datas comemorativas de importante relevância para a sociedade, que sem dúvida devem seguir a partir de então com a marca do sucesso da equipe da cultura. 

"Pensando na facilidade do planejamento da cultura, em 2018 iniciamos com o carnaval que já havíamos planejado em 2017, agora seguiremos para o início dos trabalhos do São João e não finalizar com o aniversário da cidade em dezembro, e sim com uma cantata natalina e réveillon. Junto a isso, tem todo trabalhado de estrutura e fortalecimento das danças e brincadeiras tradicionais, além é claro, do resgate daquelas que inda estão desativadas." Destacou o secretário Didi Muniz. 

"Muito já foi feito em 2017, agora em 2018 queremos ampliar as ações. Acredito que nossos calendário vai englobar ao máximo a quantidade de manifestações culturais e religiosas e assim, garantir eventos que possam valorizar a cultura local. " - Garantiu Gileno Silva.