O município de Santa Rita recebeu nesta terça-feira (13) no auditório da escola Monsenhor Dourado, a oficina de leitura comunitária do plano diretor de desenvolvimento integrado da região metropolitana da grande São Luis, sendo realizada no período de 06 a 16 de março nos 13 municípios.

O evento é promovido pelo governo do estado, por meio da secretaria de estado das cidades e desenvolvimento urbano (Secid) e em parceria com a agência executiva metropolitana (AGEM), Instituto maranhense de estudos socioeconômicos e cartográficos do Maranhão e prefeitura do município. 


As oficinas fazem parte do processo de construção do Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís e têm o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade civil a leitura técnica dos trabalhos realizados pelos pesquisadores e profissionais do Governo para entender a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana. 

Durante o encontro foi debatido cinco eixos temáticos relacionados às realidade locail como, ecônomia, sociodemografia, territorial, mobilidade e institucional. 

Yata Anderson – Representando a SECID disse que As informações coletadas serão apresentadas em audiência pública na capital. 

Estiveram presentes também, o professor Antonio José Ferreira – MESC, Mônica Teixeira – Representando a AGEM, Tereza Cristina – Secretária municipal de relações instrucionais, funcionários municipais e sociedade civil.