O Banco do Povo de Santa Rita tem se tornado uma grande ferramenta de desenvolvimento social e econômico no município. Somente nos três primeiros meses de 2018, foram 230 atendimentos, com investimento de R$ 1,2 milhão (Um milhão e duzentos mil), em distribuição de renda, em todas as áreas. Um número importantíssimo que visa enfrentar o desemprego na cidade. 

As atividades realizadas pela Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, incluíram auxilio maternidade e doença, aposentadorias. Além do rendimento de créditos do Banco do Povo e empréstimos no Banco do Nordeste, com entrega de certificados aos contemplados.

O ano deve fechar com boas expectativas já que o banco do povo, proposta Nº 04 do prefeito Hilton Gonçalo, é considerado um dos maiores programas de alcance social já criado pelo gestor. 

A iniciativa serve de exemplo para o Maranhão, um dos estados do país com menor índice de receita por habitantes. 

Outra importante conquista da Prefeitura de Santa Rita foi à futura instalação de mais de 50 cursos profissionalizantes, uma parceria entre o executivo e a FIEMA – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 

O acordo visa qualificar os jovens para o mercado de trabalho.