O presidente do Sinpol-MA, Elton Neves, se reuniu na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), além dos deputados estaduais Júnior Verde (PRB) e Edivaldo Holanda (PTC), e representantes da Adepol (Associação de Delegados) e Apotec (Associação da Polícia Técnico-Científica). Em pauta, o PL 365/17 que trata da Organização Administrativa da Polícia Civil do Maranhão, com o objetivo de consultar as entidades sobre as discussões da categoria acerca da proposição.


Na ocasião, Elton Neves reforçou o posicionamento do Sinpol-MA, amplamente debatido com os parlamentares, para atendimento do seguinte pleito: manter as entidades de classe no Conselho de Polícia Civil. “A retirada das entidades de classe é antidemocrática, no que diz respeito a parte do processo disciplinar, pois caberá apenas à cúpula da Secretaria de Segurança Pública fazer os julgamentos dos servidores”, analisou. E emendou: “E aí a gente se pergunta: em que momento passamos a ser vistos como inimigos pela Secretaria de Segurança Pública? ”, indagou o presidente do sindicato. Em seguida, Elton agradeceu a disponibilidade dos deputados da base governista que, sensibilizados, aceitaram debater à manutenção das entidades de classe no Conselho de Polícia Civil.


O presidente da ALEMA, Othelino Neto, agradeceu a presença dos sindicalistas, e disse que, na condição de chefe do legislativo estadual, vai fazer fluir as ações necessárias, respeitando é claro, a autonomia e independência de cada parlamentar. “Será discutido na casa e prevalecerá, no momento que for ao plenário, a vontade e o entendimento da maioria dos deputados”, asseverou. Acrescentou também que pediu às entidades de classe que formalizassem uma nota argumentativa, expondo os pontos contraditórios do projeto de lei, e que marcará, o mais breve possível, mais uma rodada de diálogos com as entidades da Polícia Civil. 

Já o deputado Edivaldo Holanda destacou que é importante, sim, marcar uma audiência com o Secretário de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, a respeito das necessidades do atendimento as medidas. “A discussão é no sentido de que haja um entendimento antes que o projeto seja votado na segunda-feira (19). Acredito que há necessidade de uma conversa, também, com o secretário Jefferson Portela, para que se chegue a um acordo que seja bom para ambas as partes”, pontuou.