O Ministério Público do Estado do Maranhão, através da promotoria de justiça de Santa Rita, emitiu recomendação a fim de combater a prática de pesca predatória, ou seja, o uso de malhadeiras na pescaria comercial ou de subsistência nos campos alagados que compreende os povoados Companhia, Ilha Grande, Mata dos Pires, Padre Josino, Cedro, São José Enfezado, Pindova, Santa Rosa e Palmeiras, ambos na zona rural do município de Santa Rita, o que constitui crime contra a fauna a pesca de espécies que devam ser preservadas ou espécies com tamanhos inferiores ao permitidos. 

De acordo com o Ministério Público, tal prática resulta em retirada do meio ambiente mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecossistema, bem como as conseqüências desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira do ponto de vista biológico e econômico. 

“A pesca predatória é uma prática que é realizada de maneira incorreta, elegal e altamente agressiva ao meio ambiente. A atividade, além de gerar inúmeras conseqüências, diminui a produtividade pesqueira, afetando a reprodução das espécies e causando prejuízos para o setor econômico. Um dos maiores problemas é o uso de redes com malha fina, onde são capturadas espécies menores, que ainda estão em fase de crescimento”, destacou a Drª Karine Guará Brusaca Pereira - promotora de justiça da comarca de Santa Rita